Pular para o conteúdo principal

Psicoterapia demora! Por que fazer?

Em tempos que a velocidade, rapidez são tão valorizadas, por que as pessoas ainda fazem psicoterapia que tem longa duração e sem prazo para terminar?


Vou ser inteiramente sincero com o leitor, eu me pergunto isso às vezes. Não como contestação ou protesto, mas como curiosidade e por sensibilidade às demandas da cultura, a qual está exigindo cada vez mais respostas rápidas de tudo e de todos!


Nosso tempo é curto, temos diversos desejos e o tempo parece não corresponder à quantidade de vontades pessoais. A maioria das pessoas trabalha pelo menos 40 horas por semana, ou seja, 8 horas semanais. Além disso, o trânsito e transportes urbanos não colaboram, podendo uma pessoa gastar 1 hora do trajeto até o trabalho, mais 1 hora para voltar (muitas pessoas gastam até mais). Sendo assim o dia já teve 10 horas vividas, sobrando 14. Contemos as horas de sono devidamente saudáveis, pelo menos 7 horas. As horas para as refeições: mais 2 horas do dia. Sobram agora 5 horas do seu dia. Vamos ainda tornar mais correspondente à realidade: gasta-se tempo também com as necessidades fisiológicas básicas, além do(s) banhos diários, escovação dos dentes, etc. No mínimo mais uma hora é utilizada do dia. Restam agora somente mais 4 horas para você ser “livre” e fazer o que quiser. A palavra livre entre aspas é proposital, pois ainda assim estamos imersos em uma cultura que exige de nós respostas também neste tempo.

Quatro horas preciosas do dia

Depois te ter laborado o dia todo, essas 4 horas que nos restam devem ser muito bem planejadas e desfrutadas. Algumas pessoas escolhem as atividades físicas e as academias, outras escolhem estudar ou fazer cursos para alavancar a carreira. Outras pessoas leem. As pessoas que tem filhos dedicam este tempo que resta à preciosidade que é participar do desenvolvimento e crescimento de uma criança. Em nossa cultura brasileira é também uma opção usar o tempo assistindo às novelas e tele-jornais do horário nobre. São 4 horas muito disputadas por diversas possibilidades!

Por que, então, investir 1 hora – e mais algum tempo de transporte – na psicoterapia? Ainda mais nos moldes convencionais, que não existe uma data predeterminada para ser finalizada e ter alta do processo??

Você é merecedor de ser foco de sua própria atenção!

Psicoterapia é um investimento na existência! A sua existência é finita. Assim como nos traz para a discussão o filósofo alemão Martin Heidegger, a angústia emerge ao nos deparamos com a inevitável finitude da existência (do ser-no-mundo). Cuidar da sua existência é uma escolha, a mais preciosa de todas! A existência precede todas as escolhas que você vai fazer na vida, portanto, precede a felicidade, o bem-estar, a qualidade de vida, etc. O momento que você está agora... Este momento em sua vida (carreira, família, etc.) como está? Como você avalia? Se quer mudar, mas não sabe como, sabia que existem profissionais que podem ajudar?

Investimento em você mesmo

Ora, se não sei como mudar, outra pessoa vai saber?

Não, ninguém mais tem como saber a melhor forma de guiar a sua vida como você mesmo. E ninguém tem o direito de escolher por você. Este é um dos tesouros da psicoterapia. Você muda, por você mesmo. O psicólogo não te conta. E se não sabe agora, não quer dizer que nunca possa descobrir a melhor forma. A psicoterapia promove o cuidado com a existência, pois entende a vida como um processo contínuo, interligado e interinfluenciado por diversas variáveis, algumas que você já tomou consciência, outras não. Neste “ponto-cego” residem diversos e incontáveis potenciais e possibilidades transformadoras! Não existindo um limite para os fenômenos que possam ser descobertos no processo psicoterapêutico.

Por isso é um processo longo. Imagine: Um cérebro e um corpo que estão ativos e funcionando há tantos anos (insira o valor da sua idade), parece irracional pensar que qualquer transformação que parta da pessoa ocorra prontamente? Tudo indica que não. Exige tempo, dedicação, suor e lágrimas.

Por isso os termos apropriados são: A psicoterapia é um investimento em você mesmo! 

Você merece, ou não?

Um investimento com repercussões obscuras, e realmente devem ser. As possibilidades da vida se realizam no processo dela mesma. Quero dizer, para ampliar potenciais de viver, a consciência deve ser ampliada, de modo que as possibilidades de escolhas para a sua existência também ampliam-se, e você revigora-se.

Gastar as horas preciosas em psicoterapia?

É gastar ou investir? Assim como ressaltado no início deste texto, o mundo tem exigido cada vez mais respostas rápidas, desde pequenos, a educação que recebemos inclina-nos a valorizar o imediato. Entretanto, existe uma orientação que recebemos que contradiz isso é quando nos foi falado para continuar estudando – ter graus cada vez mais superiores, de modo a conseguirmos nos sustentar e prover para nos mesmos e para nossa família estavelmente. Ora, veja como aparentemente configura-se esta situação: somos ensinados a postergar as recompensas. Estudamos tanto, durante tanto tempo, para, enfim, poder oferecer respostas rápidas ao mundo que nunca para! No final, voltamos à lógica imediatista, inevitavelmente.

Uma existência que prioriza o imediatismo

Somos bem educados a estar sensíveis ao que necessita de respostas rápidas. E nem tanto, ao que demanda maior tempo e cuidado. Portanto, muitas vezes damos preferência ao que nos vai dar a resposta ou recompensa mais rápida! E rebaixamos o que dá recompensas em longo prazo, mesmo que seja de qualidade superior, algumas vezes.

Obviamente, respostas rápidas são necessárias! Situações emergenciais na saúde, por exemplo, não há outra opção a não ser o imediato. Entretanto, para outras não é bem assim.

Uma recorrente sintomatologia da contemporaneidade remete à ansiedade. A essência da ansiedade é de antecipar a tempo futuro, de forma desagradável e muitas vezes catastrófica. As pessoas ansiosas vivem nesse futuro, relevando o tempo vivido no presente. Ou seja, predem-se a uma possibilidade que ainda não ocorreu, obscurecendo diversas outras possibilidades do presente, que estão muito mais à mão ou praticáveis e muito mais benéficas.

A ansiedade relaciona-se a essa invariável atenção ao imediato

Toda resposta é uma consequência, ou seja, é posterior a algum evento. Se aprendemos a focar nossa existência em respostas, estaríamos escolhendo viver na possibilidade de futuro e não no presente, em algo que sequer aconteceu, probabilidade. Mas o que é certo é o momento presente! É possível obter apoio profissional para trabalhar nessa escolha existencial presente versus futuro. Não é fácil, na verdade é muito difícil.

Fonte da imagem: http://superflux.in/blog/201004
Para cada escolha há consequências possíveis. De quê adianta viver nas possibilidades, se elas se concretizam pela repercussão do aqui-e-agora?

A psicoterapia é um processo de sutis transformações imediatas. E a maior mudança é percebida em longo prazo, e que necessita das sutis mudanças de curto prazo para ocorrer. Faz parte da psicoterapia aguçar os sentidos para essas sutis mudanças de curto prazo, a qual não fomos devidamente educados para perceber. Nossa educação ocidental carece de sensibilidade a nós mesmos e autoconhecimento. Esta medida também é útil para trazer a vivência para o momento presente, e sair da fixação ansiogênica no futuro.

Viver melhor não só as 4 horas restantes, mas as 24!

Para finalizarmos a discussão de hoje. Não nos resumimos às 4 horas “livres” que nos restam. Podemos estar inteiros e presentes durante todas as 24 horas! Até mesmo as horas de sono podem ter maior qualidade.

Pense se você não merece uma vida melhor. Afinal esta 1 hora de psicoterapia que pode melhorar suas 24 horas, será uma hora em uma semana de 168 horas. Obviamente, a psicoterapia é um processo, então ele repercutirá em todas as horas da sua semana. E deve mesmo repercutir, pois as possibilidades de mudança estão presentes em toda a sua vida. Que tal começar a percebê-las mais claramente, e aumentar sua qualidade de viver?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicólogo é para doido? Resposta definitiva

A série de TV  Community, retrata de forma cômica e caricata como todos temos peculiaridades e "traços de loucura". Afinal, psicólogo é para doido? A resposta simples é: depende! É uma pergunta que tem resposta sim, mas precisamos entender a pergunta para respondê-la. Primeiro, o que você está chamando de doido? Se existem doidos, existem pessoas normais? Supostamente sim, certo? Se tem gente doida, também tem gente não-doida, que é o que no senso comum dizemos que são pessoas “normais”. Se você chama de doido aquelas pessoas que precisam de cuidados especiais no quesito saúde mental, então você está se referindo às pessoas com transtornos mentais e com sintomas psicóticos. Psicólogos também tratam e ajudam essas pessoas. Então, olhando por este lado, psicólogo é para doido sim. Mas a resposta mais adequada é: psicólogo é para doido também ! O também é explicado pelo fato de psicólogos terem condições de ajudar (e muito) pessoas que não sofrem de transtornos

Auto-suporte

O assunto de hoje é auto-suporte (ou auto-apoio). Escolhi este tema devido a uma reflexão pessoal à qual a prática clínica tem constantemente me levado nos últimos anos. Não sei se é um sintoma da nossa sociedade contemporânea, mas tenho visto com muita frequência uma dificuldade geral das pessoas em suportar-se a si mesma (o pleonasmo é intencional), e tendendo a buscar apoio externamente; no meio, ou no outro. E neste contexto, a palavra suporte refere-se desde o aspecto emocional – buscar desfazer-se da dependência emocional do outro – até aspectos objetivos – mobilizar a energia necessária para correr atrás de seus objetivos de vida por conta própria. Tenho visto, a cada dia, as pessoas buscando apoio no outro de forma exagerada, de modo a delegar ao outro a responsabilidade de fornecer as ferramentas necessárias para seu crescimento. Isso acontece, principalmente, devido ao modo como lidamos com nossas frustrações. Um exemplo comum, utilizado por Perls (1977), refere-se a um

Como seriam os psicólogos no mundo de Harry Potter?

Nós, psicólogos do Janela Interna, somos fãs da série e do mundo Harry Potter, a prova disto está no tema deste artigo. 😊 Resolvemos nos aventurar um pouco na fantasia e analisar como seriam os psicólogos no mundo bruxo. Vamos contar a você o que imaginamos neste artigo. A profissão teria o mesmo nome no mundo bruxo? Sabemos que algumas profissões só existem no mundo bruxo, como é o caso dos aurores, dos obliviadores e dos fabricantes de varinhas. Mas outras são comuns aos mundos trouxa e bruxo. Posso citar como exemplo a profissão de professor, de enfermeira(o) (Madame Promfrey, para representar) e de jornalista. Por outro lado, há uma profissão que tem o mesmo objetivo tanto no mundo trouxa quanto no bruxo, porém os conhecimentos para cada uma e os nomes são diferentes. É a profissão de Curandeiro, que equivale à profissão de Médico. É provável que a profissão de psicólogo leve um nome distinto no mundo bruxo, pois é um caso semelhante ao dos Médicos e Curandeiro