Pular para o conteúdo principal

Sinais de que você não está vivendo de verdade

vivendo de verdade
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjur34bKssLY_SZr2jIVOrWrnCfCBYRAnCE7omRfMFRFmAFFAD2G7vuxeRmSzK5SK-90LghNzSOi0AKc2-124KOe6g7L6nNDPSOXV01NB_cHxtC9aJ5iACuk2-GpVz33ggB4dZtAv_8sdY/s400/Liberdade-stott.jpg
O intuito deste texto é ser uma referência para reflexão. O que me motivou a escrevê-lo é minha experiência na clínica psicológica. É bastante visível que as principais queixas das pessoas estão relacionadas a um desejo de viver a vida de forma diferente – seja por meio de uma mudança radical ou sutil. Isso em si, já pode ser um indicativo que não estão vivendo de verdade.

Mas o que é viver de verdade? Viver de verdade está relacionado à uma vida com sentido, que algumas pessoas entendem como viver com felicidade. No fundo, viver de verdade ganha significado particular para cada um. Se você quiser saber mais sobre isso, leia este artigo sobre felicidade, este sobre a leveza da vida, e este outro sobre o sofrimento como parte da vida.

Voltemos ao tema central do artigo. Elaborei uma pequena lista de alguns sinais que percebo serem comuns ou recorrentes na vida das pessoas, que indicam que você pode não estar vivendo sua vida de verdade, talvez apenas sobrevivendo na sociedade.

"Não quero sobreviver..." via GIPHY

"Quero viver" via GIPHY
Ressalto que, esses sinais enumerados são apenas pistas de não estar vivendo de verdade. Mas não são certezas de que as pessoas não estão vivendo. Por isso valem como reflexão, e não como diagnóstico de não estar vivendo de verdade.
Continue a leitura e saiba quais são esses sinais.

Colocar a vontade dos outros primeiro que a sua

Este é um sinal marcante de não viver plenamente, e não é tão simples se dar conta e mudar isso.
Com frequência, as pessoas com esta expressão de ser, não consideram suas vontades e desejos tão importantes quanto a dos outros. Ou não querem transparecer que são egoístas.
O fato é que não é egoísmo cuidar de si mesmo, e ter prazeres na vida é natural para o ser humano. Não nos permitir a prazeres (responsáveis e éticos), é contrariar a nossa própria natureza. Ou seja, se você não colocar a sua vontade primeiro, será prejudicial a sua saúde.
Além disso, quando estamos bem resolvidos com nossas vontades, e permitimos que elas sejam prioridades, estamos facilitando que toda ajuda e apoio que damos aos outros são genuinamente por nossa vontade. Quando não colocamos nossas vontades primeiro, é muito provável que não estamos fornecendo 100% de nosso potencial quando nos comprometemos a ajudar outra pessoa.
Viver de verdade significa priorizar suas próprias vontades, e confiar na sua autenticidade para ajudar e apoiar as pessoas amadas quando precisarem.

Engolir sapos frequentemente

Engolir sapos está relacionado ao primeiro sinal acima exposto, mas merece um tópico próprio pela recorrência deste comportamento na sociedade.
O comportamento que na nossa sociedade entendemos como engolir sapos, pode ser entendido como permitir que aconteça algo a você, apesar da forte vontade de não querer que aconteça. Isso pode tomar várias formas, por exemplo, permitir que alguém mande em você, permitir que alguém fale desavenças com você, ou sentir que foi “desaforado” e nada fez.
Isso pode estar sinalizando que você está restringindo o seu espaço de existência, e permitindo que os outros o ocupem. Para entender isso, veja esta metáfora: Na física sabemos que dois corpos diferentes não podem ocupar o mesmo espaço. Portanto, se dois corpos disputam espaço, pode acontecer de um perder espaço para o outro ganhar.
Restringir o espaço de existência é isso, permitir que os outros sobressaiam sobre seu bem-estar. É sabotar o próprio bem-estar.
Portanto, se você engole sapos com frequência, saiba que isso pode estar mostrando que você está reduzindo sua existência, em detrimento da dos outros. E isso não é viver de verdade.

Usar muito o tempo verbal futuro do pretérito

Isso é bastante claro para Gestalt-terapeutas como eu. Alguns clientes usam com frequência o tempo verbal futuro do pretérito para falar sobre si mesmo. Me refiro aos verbos como “deveria”, “teria”, queria”, etc.
Semanticamente, isto é, o significado que uma palavra tem para uma pessoa, pode estar revelando que a pessoa não está se apropriando do seu próprio poder de mudar a vida no aqui-e-agora – que é o que importa, pois é onde todas as mudanças acontecem.
Em vez de falar, “Eu queria conversar com meu/minha namorado(a) sobre isso”, sugiro para os clientes começarem a falar “Eu quero conversar com meu/minha namorado(a)!”. Isso gera uma sensação diferente para o falante, e convida a considerar a vontade presente de uma forma diferente. De uma forma que a pessoa reconheça a importância do agora para reinventar-se, e conseguir fazer o que “queria”.
Mudar o tempo verbal do futuro do pretérito para o presente do indicativo pode abrir muitas portas para uma nova compreensão sobre o que vivemos.

Não estar satisfeito(a) com os relacionamentos

Há diversas formas que a insatisfação com os relacionamentos pode ocorrer. E todas sinalizam que você não está se “nutrindo” psicossocialmente.
Algumas pessoas tendem a pensar que o problema de todos os relacionamentos estarem ruim é culpa delas mesmas, o que não é necessariamente verdade. Mas isso não as exime de responsabilidade sobre o futuro do relacionamento.

Sempre há algo a se fazer para tentar mudar qualquer relacionamento, e não necessariamente implica em terminá-los. Muitas pessoas não tem clareza sobre como fazer isso, é quando consultar um(a) psicólogo(a) pode ser muito útil.

Se você percebe que não está satisfeito com os relacionamentos que tem, eles podem estar limitando a sua capacidade de viver de verdade. E talvez você ganhe em reavaliá-los.

Achar que não está vivendo de verdade

E por fim, isto deve ser falado para você que já sabe que não está vivendo de verdade e plenamente. E acha que a vida pode ter mais sentido e você pode ser mais feliz do que é.
Obviamente, você tem razão em querer isso, pois se sente isso existe(m) algum(ns) motivo(s) para sentir-se assim. E tudo que é sentido é real e verdadeiro. Então, é verdadeiro que você realmente pode viver mais plenamente.
Nossa sociedade tende a desvalorizar o que sentimos, e dar maior importância ao que é racional ou lógico. Portanto, mesmo que você considere que não é justificado estar pensando que poderia viver de uma forma diferente, saiba que se você tem este sentimento ou sensação, é razão suficiente para acreditar que não está vivendo de verdade e que merece mais.
Se você se identificou e gostou deste texto, deixe seu comentário e mostre para seus amigos! Quem sabe podem estar vivendo experiências deste tipo e irão gostar da reflexão?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Psicólogo é para doido? Resposta definitiva

A série de TV  Community, retrata de forma cômica e caricata como todos temos peculiaridades e "traços de loucura". Afinal, psicólogo é para doido? A resposta simples é: depende! É uma pergunta que tem resposta sim, mas precisamos entender a pergunta para respondê-la. Primeiro, o que você está chamando de doido? Se existem doidos, existem pessoas normais? Supostamente sim, certo? Se tem gente doida, também tem gente não-doida, que é o que no senso comum dizemos que são pessoas “normais”. Se você chama de doido aquelas pessoas que precisam de cuidados especiais no quesito saúde mental, então você está se referindo às pessoas com transtornos mentais e com sintomas psicóticos. Psicólogos também tratam e ajudam essas pessoas. Então, olhando por este lado, psicólogo é para doido sim. Mas a resposta mais adequada é: psicólogo é para doido também ! O também é explicado pelo fato de psicólogos terem condições de ajudar (e muito) pessoas que não sofrem de transtornos

Auto-suporte

O assunto de hoje é auto-suporte (ou auto-apoio). Escolhi este tema devido a uma reflexão pessoal à qual a prática clínica tem constantemente me levado nos últimos anos. Não sei se é um sintoma da nossa sociedade contemporânea, mas tenho visto com muita frequência uma dificuldade geral das pessoas em suportar-se a si mesma (o pleonasmo é intencional), e tendendo a buscar apoio externamente; no meio, ou no outro. E neste contexto, a palavra suporte refere-se desde o aspecto emocional – buscar desfazer-se da dependência emocional do outro – até aspectos objetivos – mobilizar a energia necessária para correr atrás de seus objetivos de vida por conta própria. Tenho visto, a cada dia, as pessoas buscando apoio no outro de forma exagerada, de modo a delegar ao outro a responsabilidade de fornecer as ferramentas necessárias para seu crescimento. Isso acontece, principalmente, devido ao modo como lidamos com nossas frustrações. Um exemplo comum, utilizado por Perls (1977), refere-se a um

Como seriam os psicólogos no mundo de Harry Potter?

Nós, psicólogos do Janela Interna, somos fãs da série e do mundo Harry Potter, a prova disto está no tema deste artigo. 😊 Resolvemos nos aventurar um pouco na fantasia e analisar como seriam os psicólogos no mundo bruxo. Vamos contar a você o que imaginamos neste artigo. A profissão teria o mesmo nome no mundo bruxo? Sabemos que algumas profissões só existem no mundo bruxo, como é o caso dos aurores, dos obliviadores e dos fabricantes de varinhas. Mas outras são comuns aos mundos trouxa e bruxo. Posso citar como exemplo a profissão de professor, de enfermeira(o) (Madame Promfrey, para representar) e de jornalista. Por outro lado, há uma profissão que tem o mesmo objetivo tanto no mundo trouxa quanto no bruxo, porém os conhecimentos para cada uma e os nomes são diferentes. É a profissão de Curandeiro, que equivale à profissão de Médico. É provável que a profissão de psicólogo leve um nome distinto no mundo bruxo, pois é um caso semelhante ao dos Médicos e Curandeiro